Artes Visuais


 As oficinas de artes  visuais da UFMG tem como objetivo ampliar e diversificar a experiência artística das crianças e adolescentes do Programa Escola Integrada. Visa contemplar os aspectos cognitivos, expressivos da arte e estimular uma visão crítica dos diversos contextos onde ela se insere.
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Propõe atividades artísticas contemplando três eixos:
·       Artes bidimensionais
·       Artes tridimensionais
·       Intervenção urbana


ARTES BIDIMENSIONAIS
A oficina de Artes Bidimensionais traz uma proposta investigativa e aberta através de um sobrevôo geral sobre diferentes técnicas de produção da imagem. A oficina implementará como eixo estruturador conceitos de arte relacionados a:
·       Estudos dos elementos básicos da visualidade: espaço, forma, ritmo, movimento, equilíbrio, simetria e proporção.
·       Estudos das cores e da composição
·       Estudos de diferentes manifestações artísticas brasileira e internacional.
·       Exercícios cognitivos aplicados ao conhecimento em arte no cotidiano.
·       Exercícios de reflexão crítica-política do indivíduo através da arte.

Serão oferecidas para cada escola, uma ou duas atividades voltadas as seguintes expressões artísticas:

Fotografia - Prática de processos fotográficos convencionais e não convencionais.
Pintura – Introdução a noção de plano pictórico, suporte a partir de temáticas como: figura humana, paisagens, objetos, etc. e de diversas técnicas de pintura.
Desenho e colagem – Atividades práticas de desenho através de técnicas de observação e representação gráfica e da análise da estrutura dos elementos visuais básicos, visando a instrumentalização expressiva do estudante.
Artes gráficas e gravura- Introdução aos processos básicos de reprodução (xilográfico, serigráfico, litográfico) e exploração de aspectos técnico-expressivos no uso da tipografia em peças gráficas artísticas e publicitárias.
Artes digitais
Fundamentos básicos de produção de imagem expressiva mediada pelo computador. Apresentação de programas e possibilidades.
Duração total da oficina:: Mínimo 1 semestre
Carga horária diária/semanal da Oficina: 3 horas semanais.



ARTES TRIDIMENSIONAIS

Desenvolver em crianças e adolescentes técnicas e conceitos voltados a representação tridimensional. Voltada para a construção de formas e objetos que proporcionem o trabalho plástico a oficina relaciona técnicas de arte e de design de forma expressiva. Oferece técnicas de modelagem, escultura e construção e desconstrução de objetos, favorecendo a reflexão de aspectos da visualidade e da forma relacionada ao espaço, podendo contemplar aspectos ambientais voltados a reflexão sobre a cultura do consumo sustentável. Estudos dos elementos básicos da visualidade: espaço, forma, ritmo, movimento, equilíbrio, simetria e proporção.
·       Estudos das cores e da composição
·       Estudos de diferentes manifestações artísticas brasileira e internacional, voltadas a tridimensionalidade
·       Exercícios cognitivos aplicados ao conhecimentos em arte no cotidiano.
·       Exercícios de reflexão crítica-política do indivíduo através da arte.

EsculturaPráticas e exploração de processos em escultura como (arame, papelão e isopor, papel colë, materiais naturais, etc ).

Modelagem -  Prática e exploração de processos de modelagem (em argila, gesso, papel marchë, biscuit etc.) 

Oficina de objeto – Atividades voltadas para a construção e desconstrução de objetos ( reaproveitamento de brinquedos, objetos etc)


INTERVENÇÃO URBANA
O Projeto Arte, intervenção urbana é uma das atividades de artes visuais oferecidas pela equipe de Artes Visuais da UFMG para as escolas do Programa Escola Integrada. O intuito é desenvolver oficinas para crianças e adolescentes com o foco na arte e no espaço urbano. Nestas oficinas são desenvolvidas atividades de desenho, pintura e grafites em muros e fachadas no entorno das escolas municipais potencializando e legitimando a rua como espaço para a expressão, a criação e a imaginação. A ideia é fazer com que crianças e jovens vivenciem experiências artísticas, apropriem dos espaços urbanos de forma positiva, colaborativa e coletiva, exercitem suas expressividades e fortaleçam seus laços de afetividade e de troca nos locais onde vivem, valorizando e revelando aspectos culturais próprios das suas comunidades.
A proposta tem um retorno significativo, uma vez que desencadeia um processo de apropriação, de valorização e de cuidado com espaços públicos nas diversas regiões da cidade. Deve-se ressaltar o caráter educativo que o projeto propicia nas crianças e nos adolescentes de Belo Horizonte no que se refere ao aprendizado em artes visuais.
A oficina pretende, além das questões da visualidade e da expressividade, promover a reflexão política e crítica sobre a arte no espaço urbano. Voltada para crianças e adolescentes a oficina propõe a constituir na escola um espaço potencial para a pesquisa e experimentação de técnicas e procedimentos voltados para arte pública contemplando  a pintura, o desenho, técnicas de grafites, stencil, sticker, performances e esculturas urbanas

·       Estudos dos elementos básicos da visualidade: espaço, forma, ritmo, movimento, equilíbrio, simetria e proporção.
·       Estudos das diferentes manifestações artísticas brasileiras e internacionais, voltadas a discussão da arte pública
·       Exercícios cognitivos e aplicação de conhecimentos em arte no cotidiano.
·       Reflexão crítica-política do indivíduo em relação ao uso do espaço público pela arte.